segunda-feira, 13 de abril de 2015

Tantas atividades têm as áreas... vamos diversificar!

Chega a uma altura do ano que sentimos que estamos frequentemente a realizar as mesmas atividades nas áreas da sala. Também há alguns materiais que simplesmente não usamos porque talvez não estejamos tão despertos para eles. É importante trazer para as tardes de trabalho curricular comparticipado algumas das atividades que podem ser realizadas nas manhãs de atividade autónoma.

Na área da matemática e laboratório das ciências não percebíamos muito bem para que serviam os copos de medição de líquidos e por isso realizamos algumas experiências de comparação do volume dos líquidos.


Colocamos a mesma quantidade de água em dois copos transparentes (um com corante azul e outro com corante amarelo) e depois despejamos para os vários copos de medição.





Várias foram as conclusões tiradas:
- "o copo que tem mais água é o azul porque a água sobe mais";
- "o copo que tem menos água é o amarelo porque a água fica cá mais no fundo";
- "dentro dos copos têm a mesma água";
- "eu acho que têm a mesma água, mas no copo maior a água tem mais espaço e por isso fica mais no fundo e no copo mais pequeno tem menos espaço por isso sobe";
- "maior é mais largo".

Aproveitamos para relembrar todas as atividades que podemos fazer nesta área da sala e reorganizar materiais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário