terça-feira, 22 de março de 2016

Caça aos ovos no parque - uma publicação de outra autoria!

"O André trouxe ovos para a escola e decidimos fazer uma caça aos ovos. Fomos para o parque e fizemos a caça aos ovos lá. Alguns amigos demoraram mais tempo a encontrar os ovos e alguns menos. Os amigos que já tinham encontrado ajudaram os outros.
Quando encontramos os ovos, fomos para um tronco e sentamo-nos lá a comer. Os ovos da Rita e da Bia estavam muito bem escondidinhos. Depois de acabarmos os ovos, fomos para dentro do parque brincar. Obrigada ao André!"

Madalena, Bárbara e Marta

(Enquanto eu via estas fotografias, a Madalena, a Bárbara e a Marta aproximaram-se e disseram que queriam ajudar a escrever texto. Por isso, este texto é totalmente escrito - como quem diz ditado! - pelas três.)

A sala da Marta Reis deseja a todos uma ótima Páscoa!








segunda-feira, 21 de março de 2016

Dia do pai ou dia dos artistas?

Há dias muito especiais na vida da nossa escola - aqueles em que recebemos a nossa família na sala são sempre os mais desejados! Assim foi a véspera  do dia do Pai, na última sexta-feira.

Os pais foram chegando e tínhamos tudo preparado. Prenda completa e embrulhada, sala organizada, pequeno-almoço feito e delicioso!

Este ano decidimos que a prenda seria uma máquina fotográfica de madeira que pode funcionar como moldura, pisa-papeis ou organizador de livros. Na sala os pais teriam de mostrar o seu lado mais artístico e desenhar os filhos. Tal como aprendemos no projeto das fotografias, antes de existirem máquinas fotográficas só conseguíamos guardar imagens através de retratos feitos à mão.

Os filhos foram os modelos mais queridos e os pais os artistas mais empenhados!






Os produtos estão à vista, os momentos guardados na memória e a felicidade registada para mais tarde recordar...

quinta-feira, 17 de março de 2016

Fomos conhecer o tempo dos nossos bisavós...

Esta semana fomos ao Páteo Alfacinha recuperar tradições antigas, que é como quem diz "conhecer o tempo dos novos bisavós"!

Mal chegamos vimos um pequeno filme, ainda a preto e branco, que mostrava algumas profissões, vestuário, divertimentos de antigamente. De seguida, pulamos para a cervejaria, um espaço muito típico, para um ateliê de fotografia.

Observamos fotografias de Lisboa antiga, com os elétricos puxados a cavalo, os vendedores ambulantes, a calçada portuguesa e muitos outros pormenores. O primeiro desafio foi inventar uma história com as fotografias escolhidas.



Depois passamos à criação de um pequeno clip de vídeo, com várias fotografias que espelhassem o movimento. Escolhemos cenários, escolhemos personagens e enquadramos as personagens no cenário. Depois fomos fotografando e movendo as personagens até criar o filme.


No final do ateliê provamos o pão da padaria, conhecemos a lavadeira Rosa, brincamos no pátio e jogamos jogos tradicionais de mesa.




Esta visita fez-nos regressar ao passado, conhecer hábitos antigos e saber mais sobre fotografia.
Muito obrigada a toda a equipa do Páteo dos Pequeninos por nos receberem tão bem!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Entramos no mundo da banda desenhada de mãos dadas com a sala da Mónica...

Este ano, na nossa sala, surgiram muitos livros de banda desenhada. Alguns a preto e branco, outros a cores, mas todos com características muito semelhantes. No piso inferior da Biblioteca dos Olivais existe uma Bedeteca enorme, com bandas desenhadas muito diferentes. Assim, decidimos visitar a Bedeteca e ficar a saber mais sobre as características das bandas desenhadas.

Podemos ver várias bandas desenhadas...



Descobrimos algumas características da banda desenhada: que a ilustração tem geralmente um contorno preto; que a página de banda desenhada chama-se prancha e dentro da prancha existem as tiras e as vinhetas; que existem balões de fala e pensamento...

Ouvimos uma história de banda desenhada...




E ainda terminamos a história de banda desenhada que ouvimos!

A visita à Biblioteca dos Olivais realizou-se com a sala da Mónica. Por isso, em grupo, achamos que seria uma ótima ideia regressar à escola antiga para rever os adultos e os amigos da creche.
Ficamos maravilhados ao reviver cada canto da escola - as salas, o refeitório, mas principalmente o recreio!


Os circuitos de comunicação com a sala da Mónica também se revitalizaram. Esta é uma sala muito querida para nós, que para além de irmãos, tem verdadeiros amigos. Assim, partilhamos um bolo trazido de casa pelas manas Marta e Matilde, comunicamos e ouvimos projetos, conhecemos novos amigos e passamos uma tarde muito animada.


Foi um dia inesquecível e que de certeza não vamos esquecer tão rápido! 

Acompanhem o trabalho desenvolvido na sala da Mónica aqui!

terça-feira, 8 de março de 2016

Raposo ou raposa?

Na reunião da manhã o André contou a novidade que tinha ido ao cinema ver o filme "Zootrópolis". Quis registar a novidade, escrevendo um texto no seu caderno.


- Raposo André? Será que existe raposo? Eu pensava que só havia raposa! - disse eu convicta da minha afirmação.
- Não, não - respondeu-me o André - Existe raposo, porque era um menino e eu pensei e é assim!
- Então e se for peixe, André? Peixe é menino ou menina? - questionei.
- Acho que é menino. A menina pode ser peixa! - respondeu logo.
- Não, não. Peixa não existe - disseram logo a Marta e a Madalena.
- Podemos ver no dicionário! - avançou a Amélia.

E pronto... O desafio estava lançado!
Vários foram os animais que surgiram e várias foram as dúvidas também. Mas o dicionário ajudou mesmo a solucionar este problema.

A lista de palavras foi surgindo e com ela muitas descobertas!


Afinal o André tinha razão, "raposo" existe mesmo!

domingo, 6 de março de 2016

O que é um vitral?

Depois de nos chegar à sala um livro sobre a vida de Degas, surgiu a ideia de fazermos um ficheiro com as biografias e obras de arte de alguns artistas.
Chegou a vez de falar de Almada Negreiros e descobrimos que fez um vitral para uma igreja.
Quisemos saber mais sobre os vitrais e construir um, ainda que com materiais diferentes! Aprendemos que o vitral é feito de vidro, mas como não tinhamos decidimos decorar papel para colar na janela.


Na sala temos algumas folhas com a representação de um tangram. Para construir o vitral decidimos que cada um iria pintar um quadrado, mas com uma regra: duas figuras geométricas que partilhassem os mesmos lados, não podiam ter a mesma cor. Depois de todos os quadrados pintados construímos um vitral conjunto, que tinha de respeitar a mesma regra!!



No fim de construído o vitral no chão, colamos no vidro da sala, para que a luz atravessa-se o mesmo e acentuasse as cores. 
A Marta também conseguiu arranjar um plástico para colar no vidro, muito parecido com o efeito que faz um vitral e também o colocamos na janela.


Conhecemos um artista novo, descobrimos o que é um vitral, trabalhamos a expressão plástica e a matemática e a janela da nossa sala ficou muito mais bonita! Agora, todos os dias adoramos observar o exterior através dos vitrais.