quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

As sessões de expressão motora acompanham o nosso crescimento

Esta semana experimentamos o novo ginásio da nossa escola.
Um espaço renovado, maior e com novos materiais. Fizemos um circuito com vários desafios e exploramos o espaço com corridas e brincadeiras.

Estamos a crescer e muito felizes com estas novas experiências!





Já fomos bebés na barriga da mãe!

Na vida do nosso grupo, algumas são as mães grávidas. A mãe da Amélia, que tem o mano António na barriga, propôs vir à nossa sala mostrar a barriga e falar sobre o nascimento e os bebés.
A Amélia, orgulhosa, mostrou a barriga da mãe, bem como os livros e álbuns de vida que escolheram em conjunto lá em casa.






Após a visita, com a ajuda da Marta, escrevemos uma carta às famílias para pedir fotografias do tempo que estivemos na barriga da mãe, do nosso nascimento ou dos primeiros dias.



Assim que as fotografias foram chegando, partilhamos uns com os outros. Juntos fomos tomando consciência de que todos já tivemos na barriga das mães e fomos bebés pequenos.



Mesmo dentro da barriga das mães, os bebés vão crescendo e por isso decidimos construir cartazes que nos permitissem ver essa evolução. As salas de jardim de infância foram uma ajuda imprescindível neste processo. Com pedaços de papel, que rasgamos, cola branca e balões fizemos as barrigas das mães com três tamanhos diferentes. A sala da Xana ajudou-nos a construir as silhuetas das mães e a sala da Mónica desenhou os bebés para cada barriga.








Nos corredores que levam à nossa sala podemos agora ver registado todo o processo vivido, com os cartazes e as fotografias. Na nossa sala ficou um álbum construído com todas as fotografias partilhadas pelas mães.


Este foi um projeto construído em comunidade, no qual escola e família caminharam juntas.