quarta-feira, 23 de novembro de 2016

As tartarugas mudaram de casa!

Na nossa sala temos duas tartarugas, que o Joaquim nos ofereceu no início do ano letivo. O aquário em que viviam era muito pequeno para o tamanho que as duas já tinham. Sabíamos que precisavam de um aquário maior para poderem nadar e estar à vontade.

O dia chegou... e pela porta entrou um enorme aquário trazido pelo pai da Carolina!

Tiramos as tartarugas da casa velha, colocamo-las no novo aquário, pusemos algumas pedras e uma plataforma e no final despejamos água até conseguirem nadar.





Este aquário vai-nos dar mais trabalho a cuidar mas compensa ver como as tartarugas andam felizes lá dentro! E nós felizes ficamos a observar as suas brincadeiras.
Muito obrigada à família da Carolina por esta partilha tão boa.

"Queres sonhar no meu sonho?"

Há livros que nos fazem sonhar... Há livros que nos falam de sonhos... E ainda há livros que nos convidam a sonhar os sonhos uns dos outros!
Depois de lermos a história "Queres sonhar no meu sonho?" de Dora Pina, falamos sobre sonhos. Alguns maus, outros bons, sonhos a dormir e sonhos acordados... 

Adoramos a história, imaginamos juntos, mas ainda houve algumas perguntas que ficaram por responder.

Tivemos a possibilidade de receber a autora e a ilustradora do livro na nossa escola para responderem a uma entrevista e para nos fazerem sonhar mais alto!





Obrigada Dora e Andreia por nos mostrarem como é bom "sonhar os vossos sonhos"...

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

No regresso do correio, escrevemos uma nova carta...

Esta manhã saímos da escola para ir ao marco do correio colocar a nossa primeira carta do ano!
Recebemos uma carta dos nossos amigos correspondentes e logo quisemos responder.

Depois de conversarmos sobre os marcos de correio, o correio normal. o correio azul, os envelopes e os selos, seguimos viagem!

Chegados ao marco de correio de parede, havia uma escolha a fazer. Será no azul ou no vermelho? Analisamos os selos da carta e percebemos que só poderíamos colocar a carta no correio normal, esperando que chegasse ao destino no tempo habitual.

No regresso para a escola, deparamo-nos mais uma vez com um problema recorrente. Um dos carros estava estacionado tão à frente no passeio que impedia a passagem de qualquer pessoa.
Decidimos deixar uma carta no carro, pedindo que da próxima vez o condutor tenha mais cuidado, uma vez que este tipo de situações dificultam em muito o nosso percurso.


A carta seguirá o seu rumo normal e nós o nosso, mas esperamos ter feito a diferença com este pequeno gesto. Assim, vamos percebendo como somos cidadãos ativos, com voz e sempre com a possibilidade de intervir na comunidade.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Jogos e desafios matemáticos no Museu!

Hoje visitamos o Museu de História Natural e da Ciência.
A atividade que tínhamos planeada era de jogos e desafios matemáticos, pois este é um dos nossos grandes interesses este ano. Adoramos jogos e estamos cada vez mais disponíveis para novos desafios.

Chegados ao museu, tínhamos à nossa espera uma enorme sala com imensos materiais. Cada um dos jogos tinha um objetivo diferente e desafio a desafio fomos desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático.

Havia muitos jogos diferentes - tangrams, tabelas de associação, sudokus, puzzles com formas geométricas, geoplanos, materiais para empilhar e outros desafios.





Dois dos desafios preferidos foram:
- as cordas que se têm de separar com o corpo - aqui o objetivo era conseguir separar as duas cordas entrelaçadas, sem que nenhum dos jogadores tirasse a sua corda dos pulsos.


- o barco - aqui os animais ou os passageiros deveriam passar todos para a outra margem do rio, mas respeitando as regras propostas.

Aproveitamos ao máximo esta visita e viemos cheios de vontade de construir novos materiais para enriquecer a nossa sala.

O Museu de História Natural e da Ciência recebe ao fim-de-semana as famílias para mais jogos e animação juntos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Um concerto especial!

Ontem tivemos o privilégio de receber na nossa sala o Eduardo, irmão da Júlia, para um concerto muito especial!

O Eduardo toca guitarra e além de nos ter presenteado com várias melodias maravilhosas, em conjunto com a mãe Florbela, respondeu a algumas das nossas dúvidas.

Percebemos para que servem as pautas de música, porque é que o estojo da guitarra é tão forte e resistente, como é que são os concertos que o Eduardo dá e ainda descobrimos que para tocar assim tão bem é preciso treinar todos os dias!

Muito obrigada ao Eduardo, à Florbela e à Júlia por nos terem proporcionado este miminho tão bom!

sábado, 22 de outubro de 2016

As pedras também servem para fazer teatros!

Depois da História da Selva a mãe da Sofia deu-nos a ideia de construir as personagens da história com pedras, para experimentarmos um género de teatro diferente.

Como adoramos novos desafios, pusemos mãos à obra e cada um pintou numa pedra a personagem que interpretava na história.

Personagens prontas, seguiu-se a construção do cenário da história. Com papel de cenário, cartão, rolos de papel, folhas secas, tintas e muita criatividade criamos uma selva com um rio, árvores e vegetação.

Depois de tudo pronto, a mãe da Sofia veio ajudar-nos a organizar e ensaiar o teatro. Foi neste primeiro ensaio que experimentamos manipular as pedras, que trocamos de lugares, que percebemos como seria a melhor forma de entrar em cena e que estruturamos a comunicação do teatro.

Decidimos comunicar este teatro às salas da Carmo e da Mónica. No dia do espetáculo sabíamos muito bem o que tínhamos de fazer e por isso fizemos um grande teatro! A plateia adorou e nós ficamos muito orgulhosos!



No final de todo este processo, ganhamos um novo material na nossa área do faz-de-conta.
Agora, as brincadeiras na selva vão continuar por aqui!


Afinal o que fazem os controladores de tráfego aéreo?

Este ano surgiu na nossa sala o projeto "Porque é que os aviões quando estão no ar deitam fumo branco?". Quando iniciamos o projeto falamos dos aviões, dos aeroportos, dos foguetões e das profissões ligadas a esta área. Conhecíamos os pilotos, as hospedeiras de bordo, as pessoas que transportam a bagagem e as que fazem o check-in.
A Laura entrou para a nossa sala e descobrimos que a profissão da mãe e do pai é controlador de tráfego aéreo! Mas afinal o que fazem os controladores de tráfego aéreo? Esta pergunta associada a outras que surgiram no projeto, trouxeram a Natacha, mãe da Laura, à nossa sala para explicar tudo.

A Natacha falou-nos da organização do aeroporto, de como descolam e aterram os aviões, explicou-nos o que fazem os controladores de tráfego aéreo e quais as suas importantes funções.


Ainda percebemos como são registadas as indicações que os controladores aéreos dão aos aviões e que dia 20 de outubro é o Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo.

Com a visita da Natacha fizemos imensas descobertas para o nosso projeto, alargamos o campo lexical associado aos aviões e percebemos a importância dos controladores aéreos na regulação do tráfego aéreo.

Muito obrigada à família da Laura por esta partilha tão significativa!