Este ano fizemos várias atividades com as famílias ligadas ao conhecimento do mundo - o André e a família trouxeram uma comunicação à sala sobre a separação do lixo; a Beatriz e a família ajudaram-nos a misturar vários materiais com a água, entre outros.
A pensar em todas estas atividades, o pai da Sofia veio à nossa sala explicar como é que podemos utilizar o "lixo" orgânico que temos lá em casa para fazer adubo para as plantas.
Percebemos o que é que as plantas precisam para produzir a sua própria "comida", como é que os nutrientes sobem pelo caule, até às folhas e como é que podemos adubar as plantas para crescerem mais fortes.
Com borras de café (que podem vir das cápsulas que quase todos usamos), cascas de amendoim e o conteúdo dos sacos de chá fizemos o adubo para as nossas plantas.
Ainda adubamos uma das plantas da nossa escola!
Agora é só escolher qual a planta que queremos adubar em casa e despejar o nosso adubo artesanal para o vaso.
Muito obrigada à Sofia e ao pai por esta partilha tão interessante!
Obrigado Marta pela oportunidade!
ResponderExcluirGostei muito de poder partilhar conhecimentos com as crianças, que também ajudaram. Agradeço-lhe as suas intervenções explicativas que, de tão oportunas, até pareciam combinadas!
Também queria agradecer aos pais da Bia e à mãe do André pelas suas apresentações, que fizeram anteriormente. Graças àquelas, e à actividade do «Dia da Mãe», as crianças já tinham os conhecimentos básicos que permitiram as minhas explicações.
A Sofia está prestes a sair da Diese e a iniciar um novo ciclo na vida dela.
ResponderExcluirAgradeço tudo o que, colectivamente, fizestes por ela.
No próximo ano lectivo, apesar da Sofia já não estar na Diese, se a Marta achar conveniente ou interessante, poderá contactar-me para colaborar consigo, numa qualquer sessão para as crianças. Se eu tiver uma data disponível, terei todo o gosto.
Tudo o que de bom podermos fazer com as crianças, terá conseqüências positivas no futuro de todos.
a rita gostou muito e nós lá em casa já juntámos o adubo ao nosso vaso de plantas de cheiro.
ResponderExcluirBoa!
Excluir