Na nossa sala, todas as atividades têm um ponto de partida significativo. A matemática não é exceção e por isso trabalhamos sempre a partir de situações reais e concretas do dia-a-dia.
Este ano várias foram as saídas que tivemos, diferentes é certo, mas todas com algo em comum: saída representa fila de pares para nos organizarmos.
"Mas afinal, falamos tantas vezes em pares... Sabem o que é isso?" - esta foi a pergunta que eu fiz!
"Par são duas coisas juntas" - foi a resposta que tive.
Para organizar a visita que se aproximava, resolvemos falar sobre pares na tarde de trabalho curricular comparticipado de matemática.
Ainda nessa semana, no dia de jogos sociais, descobrimos um jogo novo e muito divertido: calçar as cadeiras. Organizamo-nos em duas equipas de número igual e depois de descalçarmos todos os sapatos, calçamos as cadeiras. A equipa que calçasse mais rapidamente todos os pés das suas cadeiras ganhava. No final, era só contar quantos pares de pés de cadeiras estavam calçados, para saber se estavam todos.
Foi a brincar, a aprender e a pensar sobre conceitos matemáticos tão concretos, que passamos mais uma semana!
:) fantástico!
ResponderExcluir