Na reunião da manhã, a Sofia mostrou uma embalagem de tomates que trouxe da horta do avô para partilhar com os amigos ao almoço. A embalagem estava cheia e todos agradecerem a partilha.
No entanto, de imediato surgiu a pergunta "Mas quantos tomates cada um come ao almoço".
Temos de descobrir!
Um pequeno grupo quis participar na procura de uma solução. Espalharam-se os tomates em cima da mesa e os registos individuais começaram a surgir. Nesse dia estávamos 23 na sala. O primeiro número que surgiu foi o 4 - quatro tomates para cada um!
"Agora vão distribuir!" - disse a Patrícia.
E lá foram. 4 tomates a cada um. Todos ficaram com 4 tomates mas ainda sobravam alguns. Sobravam 23 tomates na caixa. Significa que podemos continuar a distribuir. Experimentamos distribuir mais um a cada um e resultou! "Somos 23, há 23 tomates, dá um a cada um".
Depois de tantas descobertas, o melhor é registar.
O registo de todo o processo permite perceber melhor o que fizemos e comunicar aos outros. Assim, as descobertas partilham-se e no final o saber torna-se comum.
O registo de todo o processo permite perceber melhor o que fizemos e comunicar aos outros. Assim, as descobertas partilham-se e no final o saber torna-se comum.
Um agradecimento especial às famílias que continuam a possibilitar trabalhar os conteúdos de forma tão significativa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário