segunda-feira, 2 de abril de 2018

O senhor cavalo-marinho e um mergulho na arte de Eric Carle

A Inês trouxe para a nossa sala e contou-nos a história "O senhor cavalo-marinho" de Eric Carle.
Depois de ouvirmos a história, vimos as ilustrações do livro e a técnica utilizada, que nos suscitou muita curiosidade. Para dar resposta a este interesse, a Inês mostrou-nos várias ilustrações das histórias do autor. Colamos as ilustrações na parede e durante alguns dias pudemos observá-las com mais atenção.

A Inês falou-nos sobre a técnica que o ilustrador utiliza para fazer as suas produções. Recorta pedaços de papel (alguns pintados por si) e junta-os para formar as imagens que pretende.
Assim, quisemos recriar a técnica e construir a nossa própria ilustração.
Com farinha, água e sal fizemos digitinta e com as mãos demos largas à imaginação. Fizemos algumas pinturas individuais e uma coletiva.









Comunicamos as pinturas individuais uns aos outros e a pintura coletiva recortamos em pedaços para, juntos, construirmos um leão, ilustração escolhida previamente. Depois de vermos várias ilustrações de Eric Carl, quisemos fazer o leão! A Inês ajudou-nos a recortar e com cola juntamos os pedaços para fazermos a nossa produção.







A nossa parede está, agora, enriquecida com obras de artes de vários autores - do Eric Carle e nossas! 
"Fazer das salas de creche um encontro de culturas significa envolver as famílias no arranjo do espaço e dos materiais, enriquecer o espaço com obras de arte de diversos artistas e representando diversas culturas, imprimindo uma estética humana e não, apenas, infantil. De igual modo, as produções das crianças podem desde logo assumir ao serem expostas dignamente, a dimensão de autoria, evocando nos adultos e nas crianças a identidade de autor para a qual queremos que as crianças caminhem." (Folque, Bettencourt e Ricardo, 2015, p. 22)


Nenhum comentário:

Postar um comentário