sábado, 24 de janeiro de 2015

"O que são provérbios?"

Enquanto líamos um livro na biblioteca, surgiu-nos a dúvida: "O que são provérbios?".
Sugeri que procurássemos a resposta na biblioteca da nossa escola, mas o André disse "Há uma biblioteca a caminho da minha casa!". Foi assim que decidimos ir à biblioteca das Galveias, no Campo Pequeno.

Saímos da escola e iniciamos a nossa viagem de metro...



Chegámos à biblioteca e a responsável falou um pouco connosco! Explicou-nos como são organizados os livros na biblioteca, quais as diferenças entre uma biblioteca de adultos e uma biblioteca de crianças, como podemos requisitar um livro, entre outras coisas muito interessantes.


Começamos posteriormente a visita pela biblioteca!



 Quando chegámos à estante com os provérbios, a bibliotecária mostrou-nos alguns livros de provérbios e escolhemos aqueles que mais gostávamos.



 Já com os livros em nossa posse, percebemos que não podemos abandonar a biblioteca sem os requisitar, porque o alarme que se encontra na entrada toca!!

 Fizemos então a requisição na secretaria da biblioteca, agradecemos o apoio na visita e voltamos para a nossa escola...

 Já na sala decidimos também organizar a nossa própria biblioteca! Tirámos todos os livros das estantes e formámos grupos: histórias tradicionais, histórias da televisão, livros com várias histórias, histórias com animais, entre outros... Cada um destes grupos vai ter uma cor diferente para depois sabermos sempre em que sítio devem ser arrumados os livros!


Agora só falta etiquetar todos os livros para ficarmos com a biblioteca toda organizada!

Percebemos o quão significativas são estas visitas, quando transportarmos o que aprendemos para dentro da sala. Nós adorámos ir à Biblioteca das Galveias!

Um comentário: